terça-feira, 10 de março de 2009

Os livros também têm direitos!


Tim Walker



A Declaração dos Direitos do Livro foi criada por L’association des Éditeurs de la Région Centre. Aqui ficam os 8 princípios:

Artigo 1
Os livros, todos os livros, têm direito a existir.


Artigo 2
Os livros são iguais entre si, sem distinção de origem, fortuna, nascimento, opinião ou editor.


Artigo 3Todo o livro tem direito à vida, à comercialização, à possibilidade de ser exposto ao leitor e de proporcionar ao seu autor a de ser lido e renumerado com justiça.

Artigo 4
Todos os livros são iguais perante a lei, a qual os submete à igualdade de preço em qualquer lugar onde sejam expostos.


Artigo 5
Todos os livros têm direito a que, em qualquer lugar, se reconheça a sua personalidade, a personalidade do autor e do editor.


Artigo 6
O livro, como uma obra de imaginação bem como de investigação, dirige-se à imaginação e às necessidades do ser humano. Assim, na sua comercialização, não deve ser tratado como um simples produto de consumo corrente.


Artigo 7
O livro é e será garantia das nossas liberdades. Não pode em nenhum caso ser submetido a alienação, seja no plano do pensamento, seja no plano da sua vocação fundamental, que é promover o livre intercâmbio de culturas, mentalidades e saberes.


Artigo 8
O livro, motivador da abertura de espírito, da ciência, dos prazeres, depositário do saber enquanto obra de criação, deve ser tratado como um bem indispensável para a cultura, a promoção social e espiritual e a informação, não pode ser tratado como uma vulgar fonte de lucros.


Fonte: Livros e Afins

4 comentários:

Cris Madame disse...

e isso aí ! assino embaix !! rs rs...

Moça do Fio disse...

Uau!!

Vi o link para o seu Blog na página de comentários de uma amiga e quando vi o seu nome, Ana T, pensei: "Será Ana Ternura?"

Caramba!! Tô emocionada. Ana T é personagem de um dos livros que mais marcou minha vida : "Ana e Pedro - Cartas".

E quanto aos Direitos dos Livros, estou apoiando a causa. Uma vez o Groucho disse: "A televisão é o meu maior estímulo para a leitura. Toda vez que eu sento para assisti-la, dá vontade de ler um livro". Risos. Ele está certíssimo ;-))

Beijos e boa semana.

Ana T. disse...

Cris
Obrigada
bjs
Ana

Ana T. disse...

Moça,
adorei o nome "Ana Ternura" mas o meu é Ana Tarouca!

Adoro as citações do Groucho Max que a brincar, a brincar ia dizendo umas verdades!

Bjs
Ana

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin