segunda-feira, 30 de março de 2009

Sobre os Poetas...Pessoa e Freud

A Poesia por um poeta, Fernando Pessoa através do seu heterónimo "guardador de rebanhos":

E há poetas que são artistas

E há poetas que são artistas
E trabalham nos seus versos
Como um carpinteiro nas tábuas!…

Que triste não saber florir!
Ter que pôr verso sobre verso, como quem construi um muro
E ver se está bem, e tirar se não está!…
Quando a única casa artística é a Terra toda
Que varia e está sempre boa e é sempre a mesma.
Penso nisto, não como quem pensa, mas como quem não pensa,
E olho para as flores e sorrio…
Não sei se elas me compreendem
Nem se eu as compreendo a elas,
Mas sei que a verdade está nelas e em mim
E na nossa comum divindade
De nos deixarmos ir e viver pela Terra
E levar ao colo pelas estações contentes
E deixar que o vento cante para adormecermos,
E não termos sonhos no nosso sono.

Alberto Caeiro, Poesia


E pelo pai da Psicanálise, o digníssimo Freud:

"Seja qual for o caminho que eu escolher, um poeta já passou por ele antes de mim"



Fontes:
http://assirioealvim.blogspot.com/2009/03/e-ha-poetas-que-sao-artistas.html
http://curiosaidentidade.blogspot.com/

2 comentários:

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Nossa! Estou muito "prosa" por sua citação de fonte!...
OBRIGADA! Você, evidentemente, é uma pessoa elegante!
Ficou excelente a grande dupla junta!
Tudo bem por aí?
Na próxima semana eu e meu marido combinamos um programa que você ia gostar; vamos ao centro da cidade, visitar todas as grandes bibliotecas!...
BJS!

Ana disse...

Christina,
visitar bibliotecas e livrarias é sempre um excelente programa!
Por aqui tudo muito bem!
Bjs
Ana

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin