quinta-feira, 30 de abril de 2009

Efeitos da leitura no desenvolvimento das capacidades do cérebro, por Daniel Sampaio

«A investigação tem demonstrado a possibilidade de a leitura ampliar as capacidades do cérebro, criando diferentes perspectivas de interpretação da realidade e novas competências no manejo das emoções, contribuindo para a melhor compreensão da complexidade do mundo. Especialistas defendem que o que importa é que a criança leia, sobretudo textos que a mobilizem e não se afigurem desconexos em termos de espaço e tempo, o que poderá levar ao abandono do livro. Por isso, o interesse de uma criança ou de um adolescente por qualquer tema deverá ser incentivado, porque estará a contribuir para o ganho de hábitos de leitura, que só se poderão consolidar nas idades jovens.Costuma dizer-se que se pode ler um livro a uma criança desde muito cedo, na prática deve seguir-se o conselho de segurar a criança ao colo e com a mão disponível ler-lhe um episódio qualquer que o faça sonhar: não importa, a princípio, se é ou não um texto de muito valor literário».
"Como (...) escreveu João dos Santos, “histórias sem sonho são narrativas sem murmúrios nemvogais, portanto sem os sons da dor e do prazer”.
Dois excertos de uma entrevista do psiquiatra e escritor Daniel Sampaio ao Jornal Público, Revista Pública de 1 de Fevereiro de 2009, sobre o Plano Nacional de Leitura.
Pode ler a entrevista na íntegra aqui.

2 comentários:

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Ora, ora! Você acabou de me ajudar a complementar a quarta aula de meu curso!...
OBRIGADA!
BJS!

Ana T. disse...

Christina,
Verdade? É muito bom sentir que aquilo que escrevemos ou simplesmente divulgamos é útil para alguém.
Beijos grandes
Ana

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin