sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Décimo Círculo de Jodi Picoult

“Daniel Stone, autor de banda desenhada, nunca suspeitou nem por um momento que o mesmo rapaz que a sua filha de catorze anos, Trixie, amava pudesse infligir-lhe o pior dos males. Seria possível que o mesmo jovem que um dia tinha feito o rosto de Trixie enche-se de luz a tivesse drogado e depois violado? Ela afirma que foi o que ele fez, e basta isso para que Daniel, um homem que escondeu o seu passado até a sua família, se aventure a ir ao inferno e a voltar para proteger a sua filha.

Cheio de ilustrações que reflectem a profundidade da angústia desta família, O Décimo Círculo é um romance cativante e absorvente que revela de uma forma brilhante o coração desesperado de uma jovem e do pai que tenta salvá-la” (Texto do editor)
O Décimo Círculo de Jodi Picoult é um romance em que o protagonista é desenhador de banda desenhada da Marvel, DcComics... e à medida que o drama familiar se vai desenrolando, vai traduzindo para os desenhos a sua interpretação dos acontecimentos.

Este foi o único factor de atracção que me fez pegar no livro, depois de o texto na contra-capa me ter assustado…pensei que seria uma história tão dramática que tornaria penosa a leitura. Mas Picoult, que eu descobri agora através deste livro, é uma escritora competente. A sua analogia da história da família Stone com o Inferno de Dante é boa…entramos no mundo da banda desenhada e ainda vislumbramos pistas sobre a vida e a cultura do Alaska!

O maior mérito (a seguir à articulação enredo-banda desenhada) é a de, a propósito da relação sempre intensa e subjectiva entre pais e filhos, sobretudo adolescentes, mostrar que nem tudo é preto no branco. Vive-se numa larga faixa cinzenta em que se torna por vezes difícil distinguir o certo do errado, a verdade da mentira. As aparências iludem, há uma sucessão de enganos e desenganos… sem certezas nem verdades absolutas, só verdades parciais/pessoais/subjectivas com as quais é preciso conviver…e quando a convivência se torna impossível…aí é o inferno.

É uma leitura que recomendo.

4 comentários:

the-door-to-my-imaginarium disse...

de Picoult já li:

- 19 minutos;
- para a minha irmã;
- o décimo circulo;
- uma questão de fé;
- em troca de um coração

gosto mt da autora ;)

Ana T. disse...

O seu espaço é muito bonito e recheado de livros! Gostei!
Também gostei muito deste livro de Picoult (foi o primeiro dela que li) que me abriu o apetite para ler mais livros desta autora.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Ana

pipocas disse...

Olá.
Ainda não li o Décimo Círculo mas fiquei curiosa
Neste momento estou a ler o Pacto de Jodi Picoult.
A escrita de Jodi é fantástica e prende-nos da primeira à última págima.
Não se consegue só ler um livro desta escritora ;)

Carla disse...

Olá,ainda só li 2 livros da Jodi Picoult, este e "Em troca de um coração" .O segundo é muito melhor do que o "Décimo Circulo" embora seja também interessante.
Muito boa opinião,
Cumprimentos,
Carla

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin