quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Os gatos são palavras com pêlo."



«Os gatos são palavras com pêlo. Os gatos, como as palavras, rondam à volta dos humanos sem nunca se deixarem domesticar. É tão difícil meter um gato num cesto quando temos um comboio para apanhar do que ir à nossa memória caçar a palavra exacta e convencê-la a tomar o seu lugar na página em branco. Palavras e gatos pertencem ambos à raça dos inefáveis.»
[in Dois Verões, de Erik Orsenna, trad. de Luís Ruivo Domingos, Teorema, 2009]


"Inefável, que significa o que não pode ser expresso verbalmente, é um termo utilizado para identificar algo de origem divina ou transcendente e com atributos de beleza e perfeição tão superiores aos níveis terrenos que não pode ser expresso em palavras humanas".
Fonte: Wikipédia

Este blogue não é só do cão. Aqui também há gato! E muitas, muitas palavras... na vã e patética tentativa da aproximação ao inefável...e na admiração dos que menos patéticos do que eu, deste mais se aproximam. Como os gatos.

3 comentários:

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Orelhas Brancas, Frederica Fellina, Meredith Gray, Charles Mingus, Ping e Pong (meus seis inefáveis gatos) agradecem, e mandam os mais doces miados...
"Meus", é maneira de dizer, pois - na verdade - eu é que sou a humana deles (uma honra, naturalmente)...
BJS!

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Sei que não tem nada a ver com seu texto, mas não resisti, pois estou muito emocionada com esse vídeo, que marca um período entre minhas infância e adolescência que jamais esquecerei.
Não sei se você gostava dele, mas para nós ele deixou muitas risadas de herança, além da memória do grande ator que ele foi, acima de tudo; estamos todos muito tristes com sua partida:
http://www.youtube.com/watch?v=iRvtUWGdYdQ
Beijos!

Ana T. disse...

Christina,
eu também cresci com a presença de Raul Solnado em casa, quer pela televisão quer através de uns discos de vinil com rábulas do actor e que eu adorava ouvir. Adorava os seus "bonecos", as revistas, os programas de televisão...
Obrigada.
Bjs
Ana

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin