quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bibliotecas escolares: história e actualidade

Bibliotecas escolares: história e actualidade (2007) - Dissertação de Mestrado de Maria de Fátima Semedo Dias, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Resumo:

" Problematizar as questões da educação leva-nos a considerar como elas são mundialmente transversais. Tem sido à luz de orientações expressas internacionalmente que Portugal, e muitos outros países, têm vindo a assumir compromissos e a apostar em dotar as escolas de bibliotecas escolares onde alunos, professores e restante comunidade, tenham acesso ao saber, nesta sociedade da informação. No caso português, torna-se de crucial importância procurar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) a propósito desta temática. A ideia de que a existência de bibliotecas nas escolas pode tornar-se o meio essencial de acesso ao conhecimento, do desenvolvimento do pensamento e enriquecimento da personalidade esteve presente já, em 1836, quando Passos Manuel instituiu os liceus nacionais, prevendo a existência de equipamentos escolares especiais, utilizáveis por alunos e professores. Para a nossa investigação, tomámos como objecto de estudo a biblioteca escolar, procurando compreendê-la nas suas diversas dimensões, estabelecendo um diálogo entre as soluções que vão sendo encontradas hoje e aquelas que foram as realidades do passado, no sentido de compreender de que forma foram transmitidas, e persistiram até hoje, as ideias dos pedagogos dos séculos XIX e XX, bem como o lugar que a biblioteca escolar ocupava nos antigos liceus. Partimos do conhecimento que temos da actualidade para a realização de leituras aprofundadas sobre a realidade e enquadramento legal das bibliotecas escolares, em Portugal, desde 1836, privilegiando o estudo da biblioteca da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre. A abordagem desta problemática exigiu o recurso a instrumentos teóricos e metodológicos diversificados, que permitiram uma compreensão dos discursos produzidos pelos actores envolvidos, ontem e hoje".

Disponível na íntegra aqui.

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