segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cinco citações de Rui Zink sobre a escrita



1. Os escritores não podem cair na armadilha de dizer o que acham que o leitor quer ouvir – isso é tarefa de político.



2. “Qual o sentido do dito ‘ler é escrever, escrever é ler’?” A leitura é um prolongamento, por letras, de um acto que fazemos desde o nascimento até à morte: ler o mundo, ler os sinais, unir os pontos no desenho, não para atingir o desenho que o autor imaginou, mas um outro, sempre um outro.
 
3. A escrita é íntima, a publicação não. Se acho que uma pessoa tem talento para cantar, aconselho-a tentar gravar um disco, pois é simpático partilhar. Além de que, publicando e tendo eco (aplausos, bombons, dinheiro), a pessoa tem incentivo para trabalhar mais e crescer.



4. Tal como eu não posso pintar a cor verde com tinta vermelha, também não posso imaginar sem ser a partir da pessoa que sou e fui. O que somos é a matéria-prima a utilizar, mas obviamente que é apenas o trampolim, não o salto. E todos nós já lemos livros em que tivemos a percepção de que o escritor não fazia ideia do que estava a falar e nos soaram a falso, não é?



5. Um autor é livre de escrever sobre o que quiser com o seu tempo livre. E uma pessoa não escreve sobre o que quer, escreve sobre o que pode. Há assuntos sobre os quais eu gostava de versejar, mas sinto/sei que não consigo. Felizmente, com sorte, aparece sempre alguém que o faz melhor.



Retiradas da entrevista do escritor à revista brasileira Samizdat, em Outubro de 2008.

Agradeço a João Miguel Alves (no Facebook) a informação. :)

4 comentários:

Y8 disse...

I really really like this quote from your blog "Outside of a dog a book is men's best friend, inside of a dog it's too dark to read"

Pássaro disse...

Sou um grande admirador do Rui Zink.
E ele sempre acaba por me surpreender mais uma e outra vez...

Gostei muito de toda a entrevista, mas dos pontos escolhidos pela Ana, adorei particularmente o segundo, por tudo que tem de transcendental...

Obrigado eu.

João Miguel Alves

Ana Tarouca disse...

Y8,
This quote inspired me for this blog, together with the image in the header. I love it! :)
Ana T.

Ana Tarouca disse...

João,
mais uma vez agradeço a indicação desta entrevista. Temos em comum o gosto pelo Rui Zink. Adiro a irreverência, a originalidade e a inteligência deste escritor.
Boa noite. :)
Ana

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin