quinta-feira, 3 de março de 2011

Envelhecer? Sim, obrigada.



"Peça Portátil", um espetáculo de dança-teatro para todas as idades, inspirado no envelhecimento estará na Fábrica das Artes do CCB, nas duas últimas semanas de Maio. Uma criação de Inês Tarouca.


Envelhecer? Sim, obrigada.

A vida é cheia de possibilidades. De repente estou a vê-las todas e não sei para onde me virar. E rio. Rio muito. De ir às lágrimas. E depois choro. Choro muito. E o que me faz chorar é também o que me faz rir.

E isto faz-me pensar numa senhora de setenta e tal anos que ontem se agarrou a mim com um sorriso cheio de luz, depois começou a chorar convulsivamente e disse: obrigada. Eu perguntei: Manuela, ficou triste com o que viu? Ao que ela respondeu: não, estou feliz, muito feliz.

Pensei: missão cumprida.

Isto aconteceu depois de ela, mais um público maioritariamente constituído por pessoas com mais de 65 anos, ter assistido à ante-estreia da minha primeira criação "Peça Portátil", um espetáculo de dança-teatro para todas as idades, inspirado no envelhecimento. Envelhecimento enquanto fenómeno que acontece a todos desde o nascimento e que tendemos a esconder debaixo do tapete durante o mais tempo possível. Envelhecimento enquanto processo inerente ao ciclo da vida, que nunca cessa.

Obrigada Manuela, obrigada Edite, obrigada Hermínia, obrigada Rabanal, obrigada Ana Laura, obrigada Gracinda, obrigada avó Lu, obrigada Rosário, obrigada São, obrigada Inocência, obrigada Pedro, obrigada Victória, obrigada Manel, obrigada mãe, obrigada pai, obrigada mana, obrigada avô, obrigada Luana, obrigada Íris, obrigada Rafael, por terem sido os verdadeiros inspiradores para este trabalho. Esta peça é uma homenagem a todos vós, cujas diferentes idades lembram o outro do que em tempos foram e do que um dia virão a ser.

Obrigada à maravilhosa equipa com que trabalhei, e cujo contributo para a identidade desta peça foi essencial. Graças a vocês, vejo agora como o meu papel foi de mera iniciadora de processos. O "parto" foi conjunto, cuja força criativa de cada um e de todos deram à luz o corpo e a alma deste bebé que é a Peça Portátil. São vocês: Marina Nabais, Maria Morbey, Manuel Robalo e Eduardo Brito. Obrigada obrigada obrigada.

Continuaremos esta saga nas duas últimas semanas de Maio, na Fábrica das Artes do CCB, onde será a estreia propriamente dita.

Quem quiser fazer parte desta experiência, junte-se a nós assistindo ao espectáculo, visionando o documentário "Longe no Tempo" de Beatriz Tomaz sobre toda esta experiência, participando das oficinas que estamos a preparar para todas as idades e participando do debate "Perder juventude ou Ganhar idade?".

Estejam atentos à programação do CCB, está lá tudo.

Quanto a mim, vou continuando por aqui a maravilhar-me, a perder-me e a reencontrar-me com as infinitas possibilidades que existem só por estarmos vivos, independentemente da idade que temos.

Até já.

Inês Tarouca, em 3 de Março de 2011

Eu é que agradeço e incho de orgulho. :)

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin