quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Isto de turmas maiores não vai potenciar o insucesso escolar?!



s.id.

A pergunta no título é de retórica. A resposta já eu sei!

Estas notícias de que há turmas com 45 alunos deixa-me os cabelos em pé! Os alunos vão passar a ser uma rebanhada que, de tão grande, se vão diluir no anonimato e na inevitável desatenção do professor. Não há professor que consiga dar a atenção merecida a cada aluno numa turma de 45! Já acho demais as turmas com 30 miúdos! Este nosso modelo de ensino, já ultrapassado, continua o seu trajecto decadente! Os professores queixam-se e eu percebo-os. E percebo também que as derradeiras vítimas de tudo isto são os nossos filhos, os alunos.

2 comentários:

Gilrikardo disse...

Semelhança entre Brasil e Portugal maior que a do ensino creio não existir, tenho acompanhado em diversos blogs este tema pela simples curiosidade e também pelo fato de minha mulher ser professora do quinto ao nono ano. Essa apreensão anda rondando por aqui também, o governo não querendo gastar na construção de mais salas, está vendendo a idéia de turmas com até 45 alunos. Nem pais e nem professores apoiam a idéia, e aí que imagino encontrar-se a insensatez, pois os diretamente afetados não significam peso algum para definir isso ou aquilo em materia de ensino. É sempre a palavra final do governo... ingênuos e tolos iguais a mim se reservam a ilusão de crer em algo diferente...

Ana disse...

Gilrikardo
Eu não sou professora mas trabalho com professores e sei que muitos andam aflitos. Todas as mudanças que o governo de Portugal tem feito em termos de educação têm dificultado a vida aos professores e aos alunos. Temos lutas iguais em lados diferentes do Atlântico!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin