Alessandra Barros, Ana Paula Souza dos Santos
Publicado na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.14, n.1, p.47-68, jan./jun., 2009.
Resumo:
O presente artigo vem ressaltar a importância dos espaços bibliotecas, bebeteca e brinquedoteca e os programas de leitura, como isso pode interferir no cotidiano das crianças principalmente na vida escolar. Ler para se tornar um ser humano com potencial, pois quem lê se expressa melhor, escreve melhor e se destaca dos demais. Esse artigo tem a intenção de despertar no público que interessar a importância de incentivar mais cedo pelo menos o hábito pela leitura, pois para quem não gosta ter pelo menos o habito. Pois o prazer da leitura se ensina.
Algumas passagens:"A biblioteca pode e deve ser um auxílio à leitura. É possível resolver esse problema despertando mais cedo nas crianças o encanto e a importância de frequentar esse ambiente. Ao estar em contacto contribui para formar um conceito positivo desse espaço em nossa sociedade, uma vez que a biblioteca tem papel importante na disseminação do saber". p. 48
"Bebeteca é um local propício para crianças de oito a três anos iniciarem o primeiro contato com os livros. Um local pequeno, com livros adequados, almofadas pelo chão, com o objectivo de fazer com que as crianças se sinta bem, e a professora ou bibliotecária possa realizar, suas atividades da melhor maneira possível alcançando os objectivos desejados". p. 49
"A brinquetodeca (em Portugal o termo usual é Ludoteca) é um espaço para brincar, onde osprofessores podem integrar a teoria a prática, pois podem analisar as crianças enquanto brincam, pesquisando os brinquedos ou criando novos jogos e brincadeiras, assim surge à possibilidade de valorizar as actividades lúdicas no trabalho pedagógico". p. 57
"Bebeteca é um local propício para crianças de oito a três anos iniciarem o primeiro contato com os livros. Um local pequeno, com livros adequados, almofadas pelo chão, com o objectivo de fazer com que as crianças se sinta bem, e a professora ou bibliotecária possa realizar, suas atividades da melhor maneira possível alcançando os objectivos desejados". p. 49
"A brinquetodeca (em Portugal o termo usual é Ludoteca) é um espaço para brincar, onde osprofessores podem integrar a teoria a prática, pois podem analisar as crianças enquanto brincam, pesquisando os brinquedos ou criando novos jogos e brincadeiras, assim surge à possibilidade de valorizar as actividades lúdicas no trabalho pedagógico". p. 57
O texto completo aqui.
1 comentário:
EXCELENTE pontuar isso!...
Grande preocupação minha quando trabalhava em Escola; pena que a preocupação da Escola não era tão grande quanto a minha...
Já foi na Biblioteca do Sr. Mindlin?
http://www.brasiliana.usp.br/
Apareça! Dê notícias!
Sua "xará",
http://curiosaidentidade.blogspot.com/
Enviar um comentário