Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

20 situações a evitar na biblioteca universitária em época de exames



"Na época de exames, a biblioteca é o lugar mais concorrido da universidade. O caso não é para menos, já que ali há sossego, os livros todos à mão e nenhum frigorífico ou despensa por perto. Mas para não se tornar uma persona non grata entre os colegas, siga as dicas do "The Daily Touch" e evite estas situações.  

1.Comer

Ter fome é o pretexto ideal para se levantar, e arejar um bocado. Se já é mau comer na biblioteca, o que dizer se for algo barulhento (como cenouras cruas ou batatas fritas!) ou demasiado cheiroso (chamuças ou laranja)?

2.Reservar lugar para um amigo

Lugares reservados em época de exames não são aceitáveis. Quem está, está, quem não está, estivesse.

3.Ocupar mais espaço do que o necessário

Ocupar o seu lugar e o do lado com cadernos e livros é a mesma coisa que querer reservar um lugar para alguém que ainda não chegou. Se precisa de mais espaço, fique em casa.

4.Usar várias fichas

Há estudantes que usam a biblioteca como se da própria casa se tratasse. Como nesta época de exames praticamente se mudam para a universidade, aproveitam todas as fichas à volta para carregar o telemóvel, o tablet e o portátil.

5.Deixar as coisas na secretária e passar a tarde no bar

Ou está na biblioteca de corpo e alma como os restantes colegas, ou leve as coisas consigo para o bar. Não há meio-termo.

6.Aparecer como se estivesse em casa

Com tantos exames pela frente é natural que quase não saiba a quantas anda, mas aparecer na biblioteca com a mesma roupa três dias seguidos e sem tomar banho, não é aceitável (especialmente para quem tiver de se sentar ao seu lado...)

7.Sentar-se ao lado de alguém quando há imensos lugares vagos

A menos que seja um amigo ou colega, não faz sentido!

8.Ver a sua serie favorita

A meio do estudo, para desanuviar, vê um episódio de "Breaking Bad". Mesmo que use headphones, a sucessão de imagens no ecrã vai perturbar o seu companheiro de secretária. Se quer ver televisão, fique em casa.

9.Bater na cadeira da frente

Não perturbe o colega da frente batendo-lhe constantemente na cadeira. Com tanto nervosismo no ar, arrisca-se a provocar uma situação explosiva. 

10.Falar com o colega do lado

Fazer uma ou outra pergunta é normal, mas aproveitarem para falar sobre os planos para as férias, vai irritar os restantes.

11.Ter o telefone na vibração

Vibração não é sinónimo de silêncio, apesar de a maioria das pessoas estar convencida disso. Se o telefone vibra com chamadas, com sms, com alertas de emails e de post no Facebook, ninguém consegue estudar ao seu lado.

12.Adormecer na secretária

Quando começa a ficar com sono, saia um bocado e vá tomar um café para recuperar a concentração. Adormecer na biblioteca é uma vergonha.

13.Requisitar cinco livros de uma vez

Ainda que tenha matéria para estudar em todos eles, não é justo monopolizá-los durante um dia inteiro, impedindo colegas de os consultarem.

14.Martelar o teclado

Decide ensaiar a pergunta de desenvolvimento do exame de Ciência Política e o barulho que faz no teclado arruína a concentração de todos os que estão à sua volta. 

15.Falar por skype com os amigos

Aquela amiga que conheceu no Erasmus liga-lhe a meio da tarde e em vez de lhe dizer que não é a melhor altura para falarem, põe os headphones e esquece-se que todos o vão ouvir a si!

16.Namorar

É bonito que tentem apoiar-se um ao outro nesta fase difícil do ano, mas os colegas dispensam assistir aos beijinhos, abraços e juras de amor. Get a room!

17.Focar o ecrã do lado

Espreitar o que o colega está a fazer no portátil ou no tablet é feio.

18.Ocupar um computador à má fila

Mesmo que não se consiga um computador livre há vários dias, tentar ocupar o de alguém que você sabe que saiu apenas para ir ao WC, não é aceitável.

19.Exagerar no perfume ou no aftershave

É quase tão mau como não tomar banho há três dias...

 

20.Passar o dia com o Facebook ligado

Enquanto há uma fila de colegas à espera de vez para conseguir um lugar na biblioteca, você passa mais de metade do dia no Facebook - algo que pode fazer no bar, em casa, no Metro, etc.
Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário