quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Não era mordida por um vampiro há mais de dez anos...

... quando li Entrevista com um Vampiro, de Anne Rice.

“Antes do casamento não há dentada”

"Tudo começou com “Crepúsculo”, primeiro volume de uma saga amorosa entre uma humana e um vampiro. Quatro livros, escritos por Stephenie Meyer, para já um filme (e agora um DVD) estão a atrair os adolescentes de todo o mundo. Nesta história de vampiros não há sexo antes do casamento. É uma visão da América do pânico pós-sida tornado discurso repressivo".
 
Isabel Coutinho em Ciberescritas
 
Primeiro vi o filme em família. Gostei. Quis saber o que se passaria a seguir. Comprei O Crepúsculo - o livro, entusiasmei-me e li os outros três de seguida, no total de quatro grandes calhamaços que devorei durante estas férias de Verão.
 
A escrita não é sofisticada nem de uma simplicidade bela. Abundam as repetições. Pelo menos a edição portuguesa tem muitos erros. Esta saga está rotulada como sendo para raparigas adolescentes com hormonas aos saltos... e mesmo assim eu agarrei-me a ela e adorei!
 
Normalmente, seduzem-me os livros não tanto pelo que dizem mas pela forma como o dizem. A beleza do discurso sobrepõe-se à forma como a história se desenrola. Ao contrário do que me acontece na vida real, no mundo literário tendo a apaixonar-me mais pelas palavras do que pelas acções. :)))
 
Esta Saga Luz e Escuridão arrastou-me para dentro da sua acção criada com muita imaginação e sensibilidade e sentou-me ao lado dos seus personagens bem construídos.  
 
Mas há realmente um propósito moralizante na história. Existe um cheirinho a conto de fadas, com o atraente (mas demasiado controlador e sufocante) vampiro Edward Cullen como digno príncipe encantado, a donzela inocente permanentemente em apuros e a precisar diariamente de ser salva, dois cavalheiros apaixonados que lutam por ela (um vampiro e um lobisomem) , dicotomias entre vampiros bons e maus, uma enorme tensão sexual entre Bella e Edward apenas resolvida depois do casamento, o legítimo nascimento de uma filha culminando num final feliz  e na certeza de um amor eterno.
 
 
E não sei dizer se foi apesar disto ou por tudo isto que adorei! :)

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin