... quando li Entrevista com um Vampiro, de Anne Rice.
“Antes do casamento não há dentada”
"Tudo começou com “Crepúsculo”, primeiro volume de uma saga amorosa entre uma humana e um vampiro. Quatro livros, escritos por Stephenie Meyer, para já um filme (e agora um DVD) estão a atrair os adolescentes de todo o mundo. Nesta história de vampiros não há sexo antes do casamento. É uma visão da América do pânico pós-sida tornado discurso repressivo".
Isabel Coutinho em Ciberescritas
Primeiro vi o filme em família. Gostei. Quis saber o que se passaria a seguir. Comprei O Crepúsculo - o livro, entusiasmei-me e li os outros três de seguida, no total de quatro grandes calhamaços que devorei durante estas férias de Verão.
A escrita não é sofisticada nem de uma simplicidade bela. Abundam as repetições. Pelo menos a edição portuguesa tem muitos erros. Esta saga está rotulada como sendo para raparigas adolescentes com hormonas aos saltos... e mesmo assim eu agarrei-me a ela e adorei!
Normalmente, seduzem-me os livros não tanto pelo que dizem mas pela forma como o dizem. A beleza do discurso sobrepõe-se à forma como a história se desenrola. Ao contrário do que me acontece na vida real, no mundo literário tendo a apaixonar-me mais pelas palavras do que pelas acções. :)))
Esta Saga Luz e Escuridão arrastou-me para dentro da sua acção criada com muita imaginação e sensibilidade e sentou-me ao lado dos seus personagens bem construídos.
Mas há realmente um propósito moralizante na história. Existe um cheirinho a conto de fadas, com o atraente (mas demasiado controlador e sufocante) vampiro Edward Cullen como digno príncipe encantado, a donzela inocente permanentemente em apuros e a precisar diariamente de ser salva, dois cavalheiros apaixonados que lutam por ela (um vampiro e um lobisomem) , dicotomias entre vampiros bons e maus, uma enorme tensão sexual entre Bella e Edward apenas resolvida depois do casamento, o legítimo nascimento de uma filha culminando num final feliz e na certeza de um amor eterno.
E não sei dizer se foi apesar disto ou por tudo isto que adorei! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário