quarta-feira, 9 de julho de 2014

Um livro e um copinho de leite / A book and a glass of milk


A actriz Loretta Young com um livro e um copinho de leite.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

6 dicas para escritores de John Steinbeck / 6 tips on writing from John Steinbeck



John Steinbeck, vencedor do  Pulitzer e do prémio Nobel dá 6 dicas para escritores, numa entrevista em 1975, para The Paris Review:




1. Abandon the idea that you are ever going to finish. Lose track of the 400 pages and write just one page for each day, it helps. Then when it gets finished, you are always surprised.




2. Write freely and as rapidly as possible and throw the whole thing on paper. Never correct or rewrite until the whole thing is down. Rewrite in process is usually found to be an excuse for not going on. It also interferes with flow and rhythm which can only come from a kind of unconscious association with the material.



3. Forget your generalized audience. In the first place, the nameless, faceless audience will scare you to death and in the second place, unlike the theater, it doesn’t exist. In writing, your audience is one single reader. I have found that sometimes it helps to pick out one person—a real person you know, or an imagined person and write to that one.



4. If a scene or a section gets the better of you and you still think you want it—bypass it and go on. When you have finished the whole you can come back to it and then you may find that the reason it gave trouble is because it didn’t belong there.



5. Beware of a scene that becomes too dear to you, dearer than the rest. It will usually be found that it is out of drawing.



6. If you are using dialogue—say it aloud as you write it. Only then will it have the sound of speech.


domingo, 6 de julho de 2014

10 dicas sobre como roubar como um artista / 10 tips to steal like an artist


Este é um livro relativamente breve, simples e original sobre criatividade. Recomendo. Lê-se muito facilmente e surpreende-nos pela sua excentricidade. Neste livro, Austin Kleon desenvolve a sua mensagem em torno de 10 tópicos:

  1. Steal like an artist.
  2. Don’t wait until you know who you are to get started.
  3. Write the book you want to read.
  4. Use your hands.
  5. Side projects and hobbies are important.
  6. The secret: do good work and share it with people.
  7. Geography is no longer our master.
  8. Be nice. (The world is a small town.)
  9. Be boring. (It’s the only way to get work done.)
  10. Creativity is subtraction.




Saiba mais AQUI.
Infelizmente desconheço a existência de alguma tradução em português.
 


"originalidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/originalidade [consultado em 30-06-2014].
Excentricidade.

"originalidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/originalidade [consultado em 30-06-2014].

sábado, 5 de julho de 2014

3 newspaper blackout poems by Austin Kleon




Saiba mais sobre Austin Kleon, o autor de Steal Like An Artist (um livro sobre criatividade que se lê de uma assentada, simples e original), AQUI.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014

80 links para quem trabalha com palavras / 80 links for those who work with words



Esta listagem publicada no blogue Livros e Afins incluí dicionários vários, enciclopédias, tradutores, listagens de citações entre outros. Gosto particularmente do dicionário de sinónimos, dá-me imenso jeito. Consulte AQUI.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ebooks ajudam disléxicos




"As pessoas com dislexia têm a leitura facilitada nos aparelhos electrónicos como smartphones ou ebooks, devido às linhas de frases serem mais curtas do que nos livros tradicionais.

A conclusão é de um estudo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos EUA, e foi publicado na revista “PLoS ONE” Os cientistas compararam a velocidade de leitura de 100 voluntários com dislexia em livros de papel e em ebooks. Verificou-se que os leitores tinham mais facilidade em ler nos aparelhos eletrónicos, assim c0mo uma melhor compreensão do texto. Este facto não tem a ver com os aparelhos em si, mas com o modo como o texto é apresentado.

Os investigadores explicam que linhas curtas, com menos palavras, podem ajudar alguns leitores disléxicos a concentrar-se em palavras individuais, abstraindo-se do resto do texto que poderia distraí-los".

Fonte: Pais&filhos

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Estudo comprova que leitura modifica a estrutura do cérebro. Para melhor, obviamente!



"A maioria das pessoas já sabe os benefícios que a leitura traz para o cérebro: aumento da capacidade de manter a atenção, aumento do vocabulário, entre outras coisas. Entretanto, um estudo recente realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, chegou a um resultado surpreendente: ler muito pode mudar a estrutura cerebral.

Estudos passados mostraram como cérebro se comporta durante a leitura. Agora, os pesquisadores Gregory S. Berns, Kristina Blaine, Michael J. Prietula e Brandon E. Pye quiseram entender se o hábito de ler pode trazer modificações mais permanentes ao cérebro. Eles desenvolveram um processo de leitura com estudantes da Emory University: um grupo misturou romances com livros relacionados aos seus cursos, e o outro grupo leu somente estudos e obras acadêmicas.
Após o fim da pesquisa, o resultado foi maior do que eles imaginavam. Os alunos que criaram o hábito de ler diferentes tipos de obras desenvolveram uma alta conectividade no córtex temporal esquerdo, área responsável pela assimilação da linguagem. Isso significa que eles conseguiam compreender e processar o que estava escrito de maneira mais rápida e completa do que pessoas que não possuíam o hábito de ler.

Além disso, as conectividades do córtex temporal esquerdo fazem com que o cérebro consiga conectar ideias (palavras) com as sensações que elas representam. Ou seja: ao lerem a palavra “correr”, os participantes que liam mais conseguiam sentir as sensações de uma corrida de maneira mais eficaz do que os outros.

A conclusão que os pesquisadores chegaram é que pessoas que possuem o hábito de ler conseguem sentir uma empatia maior com os personagens dos livros e, por isso, vivenciar uma experiência mais forte com a leitura".


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